AUSTEN Processos Metalúrgicos

Excelência em serviços

 
Pioneira no Brasil em tratamentos térmicos em fornos elétricos e focada no desenvolvimento contínuo de suas operações
 

Empresa

 

 

 

A AUSTEN é uma das mais tradicionais empresas de processos metalúrgicos do país, pioneira no Brasil na construção e operação de fornos elétricos para tratamentos térmicos. Desde 1978, a empresa vem ampliando sua atuação, com destaque no desenvolvimento e comissionamento de sistemas de transferência de fluidos por tubulações. Com uma trajetória marcada pela busca constante por novas oportunidades, a AUSTEN se consolidou em todo o território nacional, integrando a cadeia de suprimentos de grandes empresas nacionais e internacionais em diversos segmentos.

 
 

Um pouco mais da nossa história

Fundada em 1978 por empreendedores mineiros na cidade de Contagem, a Austen foi transferida para Matozinhos/MG em 1983, onde se localiza atualmente sua principal unidade industrial e matriz.

1998: instalada unidade de tratamento térmico para linhas de rolos e peças de caldeiraria, assim como pré-aquecimento para soldagem e alívio de tensões localizados em peças diversas, para atendimento exclusivo da Usiminas Mecânica, em Ipatinga/MG. Esta unidade operou regularmente até 2013, quando findou o contrato.

2004: início de operação de unidade instalada junto à ThyssenKrupp em Barra do Piraí/RJ - posteriormente adquirida pela BR Metals - para tratamento térmico e recuperação de peças fundidas por processo de soldagem. Este contato se encerrou em 2013.

2006: obtenção da certificação ISO 9001, regularmente mantida em suas várias unidades operacionais.

2011: entrada da Austen no segmento automotivo,  com instalação de linha dedicada para tratamento térmico e jateamento de peças de motores para o cliente Nemak Alumínio do Brasil. A partir de 2015, esta linha passou a atender, também, ao cliente Teksid do Brasil.

2012: implantada unidade de tratamento térmico de normalização e alívio de tensões em tubos e spools, para atender à Empresa Brasileira de Solda Elétrica (EBSE) em Santíssimo/RJ. Esta unidade operou até o fim do contrato em 2019.

2014: A unidade em questão iniciou em na cidade de Escada/Pernambuco, sendo transferida posteriormente para Itaguaí/RJ para atendimento aos Projetos do setor Oil & Gas (On-Shore / Off-Shore), produzindo componentes especiais como tubos revestidos com Inconel, curvados por indução e tratados termicamente.  

2019: inauguração da Austen Unidade Paulo Barros dentro da Nemak em Betim/MG, dedicada a tratamento térmico e jateamento de blocos e cabeçotes motores.

______________________________________________________________

 

Código de Conduta e Ética

A Austen Processos Metalúrgicos Ltda. estabelece, difunde junto aos seus colaboradores e demais partes interessadas e zela pela sua observância, as seguintes regras de conduta ética:

Nas relações internas, nos comprometemos em:

  1. Tratar os gestores, colegas e subordinados com respeito e profissionalismo.
  2. Zelar pelas boas práticas de convivência.
  3. Cuidar do patrimônio da empresa, dos produtos processados e da segurança dos equipamentos, pessoal e dos colegas.
  4. Abster-se de práticas discriminatórias, seja de cunho étnico, religioso, políticopartidário ou qualquer outra forma que possa provocar constrangimento a outrem.
  5. Atentar para as limitações legais e estatutárias relacionados à ética.
  6. Informar à sua chefia imediata a ocorrência de qualquer ato ou fato que estejam em desacordo com o presente código. 

Nas relações externas, nos comprometemos em:

  1. Observar, respeitar e zelar pelos interesses da própria empresa, dos seus clientes e fornecedores, de órgãos públicos e de qualquer outra instituição com os quais eventualmente venham a se relacionar. Da mesma forma, proteger e salvaguardar os dados de clientes, colaboradores e pessoas com as quais interagimos.
  2. Não aceitar, não oferecer e, caso tenha conhecimento, denunciar, vantagens indevidas, propinas, benefícios impróprios ou qualquer outra forma de relacionamento ilícito ou antiético.
  3. Abster-se de praticar qualquer ato por determinação de alguém, que seja ilícito, impróprio e/ou incoerente com as regras de conduta da empresa ou com a legislação vigente.
  4. Da mesma forma, abster-se de determinar que alguém pratique atos descritos no item anterior.
  5. Informar à sua chefia imediata a ocorrência de qualquer ato ou fato que estejam em desacordo com o presente código.

Canal de Comunicação:

A Austen possui um canal de comunicação eletrônico, administrado por uma empresa independente, disponibilizado para colaboradores, clientes, fornecedores, órgãos públicos ou qualquer instituição que se relacione com a empresa. Através deste canal é possível tirar dúvidas ou relatar situações que violam este código. A comunicação é anônima e segura. Acesse o menu do site e clique em Canal Íntegro. 

______________________________________________________________

 

Políticas Integradas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional

 

Missão
Desenvolver e oferecer aos clientes serviços técnicos de elevada qualidade e valor agregado, permitindo a sustentabilidade em nossos relacionamentos e negócios.

Visão
Ser a melhor opção de nossos clientes nas nossas áreas de atuação.

Valores
Estimular nossos colaboradores a agirem de acordo com os seguintes valores:

  • Buscar a satisfação do cliente;
  • Valorização e desenvolvimento de si próprios e dos outros.
  • Atuação para o melhoramento contínuo dos produtos e processos.
  • Observância da ética, boas regras de conduta e respeito à legislação
  • Proteção e preservação do meio ambiente.
  • Foco na geração de valor para as partes interessadas.

______________________________________________________________

 Compromissos

 

Para desenvolver nosso negócio, cumprir nossa missão, perseguir nossa visão e respeitar nossos valores, nos comprometemos a:

  • Manter e otimizar continuamente os seus sistemas de gestão, estabelecendo metas direcionadoras com foco no melhoramento contínuo dos produtos e processos, na satisfação do Cliente e na geração de valor para as partes interessadas.
  • Atender à legislação vigente, aos requisitos expressos dos Clientes e às expectativas das demais partes interessadas e da sociedade da qual fazemos parte.
  • Gerenciar os riscos e impactos inerentes às nossas atividades e relacionados a produtos e processos, à segurança e saúde dos colaboradores e ao meio ambiente.
  • Otimizar a utilização dos recursos naturais e energéticos, minimizando a geração de resíduos e poluição ambiental, além de maximizar a reciclagem nos processos e produtos.
  • Promover a ética nos relacionamentos internos e externos à organização, mantendo uma relação harmoniosa com a sociedade e parceiros.
  • Incentivar a implementação de processos padronizados e melhores práticas, promovendo o senso de equipe.
  • Obter o comprometimento dos Empregados e Fornecedores com a qualidade do produto, a proteção e a preservação do meio ambiente, a segurança e a saúde ocupacional e a conduta ética, visando a sustentabilidade de nossos negócios.